Uma coleção de vinis única: "Nós compramos White Albums"


Rutherford Chang tem uma coleção de vinis única. Ele coleciona apenas a primeira tiragem do Álbum Branco, dos Beatles.
O encontrei na galeria Recess, onde ele exibe sua coleção.
Nessa mostra, Chang está criando uma loja que possui apenas White Albums no estoque. Mas, ao invés de vender os álbuns, ele compra mais de qualquer um que quiser se separar de uma edição original em qualquer condição.

Imagem

Q: Conte um pouco sobre você. Quem é você? Onde você cresceu?
A: Sou um artista vivendo em Nova Iorque. Cresci na Califórnia.

Imagem

Q: Você cresceu em uma casa de fãs dos Beatles? Quando você ouviu falar deles pela primeira vez? E sobre o álbum branco?
A: Meus pais são de Taiwan e não ouviam os Beatles, então não cresci com a música. Comprei meu primeiro White Album em uma venda de garagem em Palo Alto por um dólar quando tinha 15 anos de idade.

Imagem

Q: E como você se familiarizou com os Beatles?
A: Eles são a maior banda de todas.
Q: Conte-me mais sobre sua exibição atual, “We Buy White Albums” (Compramos Álbuns Brancos).
A: Minha coleção de White Albums está à mostra na Recess, uma galeria em SoHo. Está arrumada como uma loja de discos com os álbuns arrumados em prateleiras seguindo o número de série, e os visitantes são convidados a mexer neles e ouvi-los. A diferença é que, ao invés de vender os álbuns, eu estou comprando mais. No momento tenho 693 cópias.

Imagem

Q: Você é um colecionador de vinis?
A: Sim, eu coleciono White Albums.

Imagem

Q: Você coleciona algo além disso?
A: Tenho alguns vinis e ocasionalmente compro outros álbuns, mas nada em múltiplos como o White Album.

Imagem

Q: Por quê apenas o White Album? Por que não o Abbey Road? Ou o Rubber Soul?
A: O White Album tem a melhor capa. Tenho algumas poucas cópias do Abbey Road e do Rubber Soul, mas mandenho eles na minha 'lata de lixo'.

Imagem

Q: Por quê você o acha tão bom? É uma capa branca, vazia. Você é um minimalista?
A: Estou mais interessado nos álbuns como objetos e em observar como eles vão envelhecendo. Então, para mim, um álbum dos Beatles com uma capa inteiramente branca é perfeita.
Q: Estou tentando entender se você é um colecionador de vinis, um aficcionado por música ou um artista fazendo uma obra de arte com um objeto que calha em ser o White Albbum dos Beatles. Você pode falar sobre isso?
A: Estou fazendo arte usando o White Album como material. Mas o processo também envolve muito colecionar vinis e ouvir música.

Imagem

Q: O que você fará com os álbuns assim que a mostra acabar?
A: A coleção esteve avançando e vai continuar depois da mostra. Ainda há muitos White Albums por aí!


Fonte: Whiplash

matéria original por Eilon Paz no Dust And Grooves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ídolos do Rock se reúnem para homenagear ex-guitarrista do Pantera

Neil Peart viajou de moto pelo Brasil e se perdeu em Santa Catarina

Queen deve marcar mais três shows com Adam Lambert