Record Store Day


A ideia é ter um dia no ano para celebrar a cultura das gravadoras, selos e lojas independentes. Muito vago? No fundo é um motivo para que as bandas e as lojas se promovam e o mercado dê uma aquecida. Muito comercial? Bem, na data os artistas lançam discos ou singles especiais, que fazem brilhar os olhos dos fãs. Muito específico?

O Record Store Day é tudo isso e mais um pouco. O evento celebra a música, permite troca de informações, promove artistas, shows intimistas e exclusivos e alguns descontos bem especiais. Artistas, inclusive do 'mainstream', aproveitam para fazer lançamentos e apresentações em lojas pequenas/independentes, sessões de autógrafos e encontro com fãs. Concursos e festas acontecem paralelamente, às vezes nas ruas em frente às lojas.

A proposta nasceu nos EUA, em 1997, entre um grupo de lojistas. O primeiro evento aconteceu em abril do ano seguinte e a data é sempre o terceiro sábado do mês de abril. Cada edição tem um ou mais embaixadores - o embaixador da nova edição do evento é Chuck D - e para se ter uma ideia de como a coisa começou, no primeiro ano o Record Store Day teve o Metallica como embaixador. A banda deu atógrafos a 500 fãs que receberam camisetas de brinde. Cerca de 300 lojas norte-americanas participaram do evento na época. Hoje são milhares ao redor do planeta.

O Record Store Day, ou apenas RSD, é realizado em diversos países, incluindo o Brasil, cuja participação ainda é bem tímida. Em 2014, apenas sete lojas brasileiras, listadas abaixo, participarão do evento, confira:

Modern Music Discos - Brasília/DF: www.modernmusic.com.br
Monstro Discos - Goiânia/GO: www.monstrodiscos.com.br/loja
Toca do Disco - Porto Alegre/RS
Passa Disco - Recife/PE: www.passadisco.com.br
Plano B Lapa - Rio de Janeiro/RJ: www.planob.net
Neves Records - Santa Barbara d Oeste/SP: www.nevesrecords.com.br
The Records - São Paulo/SP: www.therecords.com.br

Entre os lançamentos já anunciados para a sétima edição do RSD, que acontece no próximo dia 19 de abril, estão acústicos do R.E.M.; cópias limitadas de EPs do Animals; vinis coloridos do Tears for Fears; singles do Jake Bugg, Tame Impala e Ramones; relançamentos do Led Zeppelin. LCD Soundsystem, Sharon Jones & the Dap-Kings, Nirvana, Garbage, Sex Pistols, Bathory, Johnny Cash, Deep Purple, The Doors, Flaming Lips, Foals, Broken Bells, Disclosure, Aerosmith, Lily Allen, Joan Baez, Nick Cave também terão lançamentos especiais.

Como diz o escritor inglês Nick Hornby (Alta Fidelidade): "Record stores can't save your life. But they can give you a better one" (Lojas de discos não podem salvar sua vida. Mas podem melhorá-la). Não à toa, o pessoal do Record Store Day vive citando a frase.

Fonte: TDM


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ídolos do Rock se reúnem para homenagear ex-guitarrista do Pantera

Neil Peart viajou de moto pelo Brasil e se perdeu em Santa Catarina

Queen deve marcar mais três shows com Adam Lambert