Pioneiro do Punk Rock brasileiro, Redson morre aos 49 anos
Triste notícia para o rock brasileiro, o guitarrista e vocalista fundador do Cólera morreu na última noite após sofrer um ataque cardíaco fulminante. A notícia foi dada pelo baixista da banda Val Pinheiro. O músico tinha 49 anos.
Ainda que nunca tenha alcançado o grande público, Redson foi figura fundamental para a música underground do Brasil.
Redson Pozzi fundou o Cólera em 1979, o que coloca sua banda entre as pioneiras do movimento punk de nosso país.
No clássico álbum "Grito Suburbano" - o primeiro do estilo lançado por aqui em 1982 - eles estavam presentes. Com suas músicas simples e letras diretas o grupo conquistou um público fiel que seguiu os acompanhando através dos anos.
Redson também atuou em outras frentes. Foi ele um dos fundadores do selo Ataque Frontal que por anos abasteceu os punks locais com discos de bandas nacionais e estrangeiras. Em 1986 eles lançaram seu disco mais conhecido "Pela Paz em Todo Mundo" que vendeu honrosas 12 mil cópias, para um disco independente de punk rock um feito mais do que notável. No ano seguinte o grupo embarcou em uma turnê europeia, a primeira feita por uma banda de rock daqui, abrindo o caminho que mais tarde seria seguido por incontáveis bandas de punk e também de heavy metal nacionais.
O Cólera seguiu em frente aos trancos e barrancos pelos anos seguintes, lançando discos quando dava e tocando sempre que possível. Em 2009 eles fizeram turnê comemorativa pelos 30 anos de banda.
Fonte: Vagalume
Comentários
Postar um comentário