‘Madrinha do punk’ Patti Smith será homenageada por sua obra

A pioneira do punk rock Patti Smith vai receber em 21 de abril um prêmio da indústria musical pelo conjunto de sua obra, em homenagem a seus 40 anos de carreira como cantora, poeta, ativista política e pintora.


Patti, 63, receberá o Founders Award durante um jantar de premiações da música pop, que vai homenagear compositores e editores das canções mais tocadas de 2009. Ela também vai se apresentar no evento, que acontecerá em Hollywood.

"Ela ampliou as fronteiras da expressão artística musicalmente e de outras maneiras, inspirando gerações de roqueiros em todo o mundo", disse Paul Williams, presidente da associação que a premiará, em comunicado à imprensa.

"Patti Smith continua a ser uma artista vibrante e prolífica."

Alguns dos homenageados anteriores com o Founders Award incluem Joni Mitchell, Paul McCartney, Neil Young e Tom Waits.

Madrinha do punk

Patti Smith rejeita classificações e desdenha especialmente do apelido de "madrinha do punk", mas é vista como figura-chave do cenário punk nova-iorquino dos anos 1970, sendo louvada por roqueiros que incluem Michael Stipe, vocalista da banda R.E.M. Ela está no Hall da Fama do Rock'n'Roll desde 2007.

Filha de um casal operário de Nova Jersey, ela inspirou-se em influências como William Blake, Arthur Rimbaud, Walt Whitman e William Burroughs para dar à revolução frequentemente romantizada um vocabulário cujo ponto alto foi expresso no verso de uma letra que diz "Jesus morreu pelos pecados de alguém, mas não pelos meus."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ídolos do Rock se reúnem para homenagear ex-guitarrista do Pantera

Neil Peart viajou de moto pelo Brasil e se perdeu em Santa Catarina

Queen deve marcar mais três shows com Adam Lambert