Festival South by Southwest acontece há 24 anos em Austin

O festival South by Southwest, que já acontece há 24 anos em Austin, tem características pouco comuns para um evento de música. É realizado no centro da capital do Texas em mais de 50 casas simultaneamente. As ruas são bloqueadas para o trânsito e o coração da cidade respira música 17 horas diariamente durante cinco dias.


O epicentro do festival acontece na rua 6, principal via das pequenas casas de show --que têm capacidade para, no máximo, duas mil pessoas-- e um ponto de partida para os demais locais onde são espalhadas as mais de 1.800 bandas da programação oficial e aqueles que aproveitam a movimentação para mostrar seu trabalho na calçada ou no meio da rua.

Mesmo com trânsito intenso na cidade, a rua é fechada para que os visitantes transitem sem preocupação. Apenas ambulâncias e polícia podem dirigir por lá. Uma alternativa ao trânsito local são as bicicletas, preferência de uma parte considerável dos frequentadores. Só é preciso ter seu cadeado para estacionar as bicicletas nos suportes instalados nas ruas, assistir aos shows e pegá-la de volta quando quiser ir embora. Tudo de graça.

Bicicletas estacionadas em suportes nas ruas de Austin, no Texas, durante o festival SXSW

Nessa época, os principais hoteis de Austin montam um esquema de vans que levam e buscam os hóspedes que estão na cidade para o SXSW. São as chamadas "shuttles", que fazem a rota de uma em uma hora pelos hoteis até o Centro de Convenções, e custam em torno de US$ 40 dólares por toda a semana. Durante os dias de festival, os taxis vazios ficam cada vez mais raros nas ruas.

A estrutura oficial do SXSW atrai uma série de eventos paralelos que triplicam a programação oficial. Há shows começando por volta das 9h (horário local) e outros terminando às 2h. Para facilitar o deslocamento, o ideal é colocar tênis no pé e uma mochila nas costas com itens básicos, como protetor solar, água e blusa de frio, já que durante a noite a temperatura cai e chega por volta das 14ºC.

O evento também vai além dos palcos. Bandas e artistas independentes aproveitam para distribuir nas ruas CDs de seus trabalhos, vender camisetas, adesivos e até tocar em meio a multidão. Lojas são montadas exclusivamente para a época, como o selo Third Man Records, de Jack White (do White Stripes). Ele montou uma pequena estrutura nos fundos da Frank Restaurant, uma tradicional lanchonete de cachorros-quentes, para vender vinis exclusivos e produtos de sua gravadora.

Um dos pontos mais interessantes do SXSW é a grande quantidade de opções que se tem a todo momento. E há música para todos os gostos: rock, indie, pop, folk, heavy metal, punk, hip hop, country, latino e inovações vindas dos mais diferentes países. O visitante pode fazer seu próprio festival dentro do festival. Por outro lado, ao ser colocado em prática, um roteiro pré-definido pode sofrer alterações por um elemento muito presente no evento: filas.

As filas para os shows mais concorridos são extensas e até quatro linhas podem são formadas para entrar no local: uma para quem tem o ingresso "music badge" (saiba aqui a que ele dá acesso), outra para quem tem pulseira de banda, uma outra para quem tem o passe "express" e uma última para quem não tem nada disso, mas quer ver a atração se a lotação na casa permitir.

Por isso, ter ingresso ou crachá no SXSW não é garantia de entrada. Tudo depende da lotação da casa. O próprio festival oferece gratuitamente o "express", uma espécie de fura-fila que os portadores do "music badge" têm direito a um por dia, basta escolher um local.

A programação do South by Southwest é tão diversificada que é preciso ter planos A, B e C para conseguir ver os shows. Se possível, um plano D é bem vindo, já que as filas são imprevisíveis. Para facilitar a localização do público, a organização do evento oferece mapas com todas as casas sinalizadas. O que vale no SXSW também é entrar em um local para assistir ao show de alguém desconhecido. Pode estar ali uma nova banda preferida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ídolos do Rock se reúnem para homenagear ex-guitarrista do Pantera

Neil Peart viajou de moto pelo Brasil e se perdeu em Santa Catarina

Queen deve marcar mais três shows com Adam Lambert