Filmes de David Bowie serão exibidos em São Paulo


Cultura Inglesa Festival, com música, shows, filmes, artes plásticas e teatro, começa na sexta (25) e exibe a mostra Bowie no Cinema. São seis dos seus 15 filmes como ator, sem produções recentes. Depois do infarto, Bowie fez apenas duas pontas: "O Grande Truque" (2006) e "Reação Colateral" (2008).

O filme que abre a mostra hoje é "Fome de Viver", que Tony Scott dirigiu em 1983 e virou cult. Bowie e Catherine Deneuve são um casal de vampiros em busca de sangue novo nas baladas. Será exibido às 21h no cine Livraria Cultura, sem legendas.

O filme mais antigo da retrospectiva é "O Homem que Caiu na Terra", de Nicolas Roeg (1976). Baseado em personagem de suas canções, Bowie é um alienígena andrógino que enriquece na Terra. "Apenas um Gigolô" é outro filme antigo, que Bowie fez na Alemanha, em 1978, no papel de um herói da Primeira Guerra Mundial que volta a Berlim e vira um gigolô.

"Furyo - Em Nome da Honra" (1983) foca a relação entre um soldado inglês (Bowie) em um campo de prisioneiros na Segunda Guerra e um oficial japonês (o também músico Ryuichi Sakamoto). É dirigido por Nagisa Oshima, de "O Império dos Sentidos".

"Labirinto - A Magia do Tempo" (1986) é uma fantasia assinada por Jim Henson (um dos criadores do "Muppet Show"). Bowie interpreta o vilão, Rei dos Duendes, que persegue a boa menina Sarah -que se transformaria na bela Jennifer Connelly.

O sétimo filme da mostra tem Bowie apenas como personagem. "Velvet Goldmine", de 1998, conta a história do glitter rock no início dos anos 1970, expondo a amizade entre ele, Lou Reed e Iggy Pop.
Jonathan Rhys Meyers, da série de TV "Tudors", é quem faz o papel de Bowie.

16º CULTURA INGLESA FESTIVAL
QUANDO: de sexta (25) a 30 de junho
ONDE: confira programação em festival.culturainglesasp.com.br
QUANTO: grátis
Fonte: Folha

Comentários

Postagens mais visitadas