Adam Yauch, cofundador do Beastie Boys, morre aos 47 anos


Adam Yauch, um terço do grupo pioneiro de hip-hop Beastie Boys, morreu aos 47 anos. Yauch, também conhecido como MCA, estava em tratamento contra um câncer desde 2009, ano em que foi diagnosticado com um tumor na glândula salivar.

Yauch não participou da introdução do Beastie Boys ao Hall da Fama do Rock em abril e seus tratamentos atrasaram o lançamento do disco mais recente do grupo, Hot Sauce Committee, Pt. 2. O Beastie Boys não se apresentava ao vivo desde o verão de 2009 e a doença do rapper fez com o que grupo optasse por não aparecer em clipes de Hot Sauce Committee, Pt. 2.

Yauch cofundou o Beastie Boys com Mike Diamond, o Mike D, e Adam Horowitz (Ad-Rock) em 1979. A banda começou como um grupo de punk hardcore, mas logo passou a experimentar com o hip-hop. A grande guinada na carreira veio com o primeiro álbum de verdade, Licensed to Ill, em 1986. Os discos posteriores Paul's Boutique, Check Your Head e Ill Communication cimentaram a reputação da banda como grandes nomes do hip-hop.

Além de sua carreira no Beastie Boys, Yauch foi fortemente envolvido no movimento para libertar o Tibete e ajudou a organizar os Tibetan Freedom Concerts no final da década de 90. Em 2002, ele lançou a produtora de filmes Oscilloscope Laboratories.

Fonte: Rolling Stone.

Comentários

Postagens mais visitadas