Álbuns 'americanos' do Quarteto em Cy são reeditados no Brasil

Uma parte importante da discografia do Quarteto em Cy, conhecida apenas no mercado norte-americano, chega agora ao Brasil 45 anos após seu lançamento original. Gravados para fomentar a carreira internacional do quarteto feminino nos States, "Pardon my english", de 1967, e "Revolución con Brasilia!", de 1968, ganham reedições nacionais especiais em CD através do selo Discobertas, do produtor musical e pesquisador Marcelo Fróes.

Capas dos discos 'Pardon my english” e 'Revolución con Brasilia!', reeditados agora no Brasil 45 anos depois de terem sido lançados nos Estados Unidos! (Foto: Reprodução)

"Eu não gosto muito desta palavra, porque ela está sendo muito usada hoje em dia, mas a verdade é que estes discos foram resgatados por Fróes. Ele me ligou e fez a proposta. Foi bacana da parte dele.

E é uma época boa, justamente porque estamos revitalizando nossa carreira", diz a cantora Cynara, que formou o grupo ao lado das irmãs Cybele, Cyva e Cylene — esta última substituída por Regina Werneck no disco de 1968.

Com produção executiva de Ray Gilbert e Aloysio de Oliveira e arranjos musicais de Bill Hitchcock e Oscar Castro Neves, "Pardon my english" e "Revolución con Brasilia!" reúnem canções como "Canto de Ossanha" e "Berimbau" (Baden Powell e Vinícius de Moraes), "A banda" (Chico Buarque) e "Laia ladaia (Reza)" (Edu Lobo e Ruy Guerra), alguma delas versadas para o inglês, e músicas tradicionais do cancioneiro americano, como "Oh Susannah". Uma opção mercadológica, como revela a cantora.

“Estes discos foram bolados pelo Aloysio. Pare ele, era preciso fazer concessões para entrar no mercado musical dos Estados Unidos. No caso, precisaríamos cantar músicas brasileiras em inglês ou fazer versões de músicas americanas para português", conta a cantora.

Cyva, Cybele, Cynara e Sonya integram a formação atual do Quarteto em Cy, que se apresenta nestas sexta (24) e sábado (25), no Rio (Foto: Lívio Campos/Divulgação)Cynara, Cyva, Sonya e Cybele integram a formação atual do Quarteto em Cy.
 
As reedições são caprichadas. Remasterizadas, trazem faixas bônus, fichas técnicas completas e reprodução das fotos e encartes originais, além dos textos em inglês apresentando o conjunto, rebatizado como The Girls of Bahia especialmente para os Estados Unidos.

"Adotamos esse nome por causa do enorme sucesso de 'Garota de Ipanema', ideia também do Aloysio. Na verdade, todo esse projeto de uma carreira nos EUA foi ideia dele. Simplesmente embarcamos naquele sonho. Estávamos desencantadas com o Brasil. Foi uma época terrível para o país. A ditadura comia solta desde 1964... Mas acho estes dois discos importantíssimos. Marcam uma época", reflete Cynara.

No embalo do relançamento, o quarteto formado atualmente por Cyva, Cybele, Cynara e Sonya se apresenta nestas sexta (24) e sábado (25), às 19h30, no Teatro Rival Petrobras, no Centro do Rio de Janeiro. Acompanhadas pelos músicos Camila Dias (teclados), João Macedo (baixo), João Cortez (bateria) e Chico Faria (cavaquinho e violão), as outrora "meninas da Bahia" contarão ainda com as participações especiais de Wanda Sá e Chico Faria, filho de Cynara.

Fonte: G1. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ídolos do Rock se reúnem para homenagear ex-guitarrista do Pantera

Neil Peart viajou de moto pelo Brasil e se perdeu em Santa Catarina

Queen deve marcar mais três shows com Adam Lambert