Documentário celebra 25 anos do álbum 'Graceland', de Paul Simon




Os 25 anos de lançamento do álbum "Graceland", lançado pelo cantor e compositor Paul Simon em 1987, começam a ser comemorados a partir do próximo domingo (20), data de estreia do documentário "Under african skies" na 28ª edição do Festival de Cinema de Sundance. A mostra acontece até o dia 29 de janeiro na estação de esqui Park City, Utah (EUA), com 117 longas-metragens de 30 países.

Dirigido por Joe Berlinger, o filme revisita o processo de produção e gravação do álbum, revelando os motivos que levaram o cantor norte-americano a buscar a colaboração de músicos sul-africanos em pleno regime do Apartheid no país. Por meio do longa, Simon fornece uma nova perspectiva sobre o álbum, enquanto se reúne e reencontra os músicos que participaram do disco original para um show comemorativo.

"Under african skies" conta ainda com entrevistas de Quincy Jones, Harry Belafonte, Paul McCartney, David Byrne e Peter Gabriel, além de alguns dos principais ativistas políticos da África.

"De muitas maneiras "Graceland" foi a experiência mais extraordinária de toda a minha carreira. Minha compreensão de ritmo foi o grande dom que recebi da viagem que fiz à África e da colaboração com músicos africanos", disse Paul Simon em comunicado à imprensa.

"World music"

Além do documentário, as comemorações pelo aniversário de "Graceland" também vai incluir o relançamento do disco em uma nova versão estendida, que inclui versões demo e ao vivo registradas na época em que o disco foi gravado.


O que talvez seja o seu trabalho mais eclético — incluindo aí os anos ao lado de Art Garfunkel, com o qual formou a dupla folk Simon & Garfunkel nos anos 60 —, "Graceland" é também considerado um dos pilares do que foi convencionado chamar de “world music”. Vendeu 14 milhões de cópias e ganhou o Grammy de Álbum do Ano de 1986, entre outros prêmios.

O próprio Simon diria mais tarde que considera a faixa-título a melhor música que já compôs.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ídolos do Rock se reúnem para homenagear ex-guitarrista do Pantera

Neil Peart viajou de moto pelo Brasil e se perdeu em Santa Catarina

Queen deve marcar mais três shows com Adam Lambert