Pesquisa nos EUA revela que 93% da população ouve rádio tradicional


Houve um tempo onde o pensamento convencional era que a rádio tradicional, terrestre, evaporaria de nossas vidas. Que o iPod, os smartphones, o Spotify e rádios digitais por satélite simplesmente destruiriam esse formato. Mas o declínio tem sido bem menos vertiginoso e muito mais complicado do que qualquer um poderia ter imaginado.

E agora, em 2011, quase 2012, ainda há um enorme número de pessoas ouvindo rádio tradicional. De acordo com uma pesquisa recente publicada pelo órgão Arbitron, 241.3 milhões de estadunidenses – ou 93 por cento dos adultos acima de 12 anos de idade – ouvem rádio terrestre pelo menos uma vez por semana. E isso ocorre através de rádios de painéis de carro, online e por aplicativos como o iHeartRadio.

Além disso, esse número subiu em 1.4 milhões em comparação a Dezembro de 2010, e mesmo a difícil faixa etária de 12 a 17 anos está se mantendo. Acima dela, o setor de 18 a 24 anos está mostrando sinais de crescimento. “A rádio hoje em dia alcança 66.3 milhões de ouvintes semanais nessa faixa de idade, e isso representa 94,4% desse setor”, afirma o relatório ‘Radar National Radio Listening Report de Dezembro.

Mas 93%? Parece muito, e números vindo de dentro da indústria do rádio devem ser vistos com certo ceticismo. Ponto de vista à parte, o impacto da rádio normal para os artistas permanece muito forte, e uma das principais razões pelas quais as grandes gravadoras têm tanta vantagem promocional. Pode chamar o rádio de ultrapassado e decrépito, mas este é um dos poucos formatos que ainda tem fôlego com conteúdo altamente restrito.

O que leva a um pequeno e controlado grupo de vencedores e um dos mais severos guardiões dos portais é a indústria musical. Enquanto fazíamos uma pesquisa ano passado, nos deparamos com estatísticas perturbadoras: o número de artistas com mais de 100 execuções em qualquer semana estava um pouco acima de 1300, e cerca de 70 por cento de todas as execuções era tirado de um repertório de apenas 1000 músicas.



Fonte: LokaosRockShow

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ídolos do Rock se reúnem para homenagear ex-guitarrista do Pantera

Neil Peart viajou de moto pelo Brasil e se perdeu em Santa Catarina

Queen deve marcar mais três shows com Adam Lambert