Com bastidores da história do Pearl Jam, Cameron Crowe faz documentário "de fã para fã"


O Pearl Jam sempre foi uma banda discreta, fato que os ajudou a completarem estáveis 20 anos de história lotando estádios pelo mundo. Essa característica também contribui para tornar especial o documentário de Cameron Crowe, que chegou às lojas brasileiras em DVD este mês após uma curtíssima temporada nos cinemas em setembro: “Pearl Jam Twenty” não invade a intimidade, mas revela bastidores da história do grupo de Seattle suficientes para extasiar qualquer fã.

Ele mesmo um fã de Pearl Jam, Cameron Crowe sabe bem o que mostrar das 1200 horas de imagens coletadas para o filme. Estão lá uma rara imagem do vocalista Eddie Vedder e Kurt Cobain, do Nirvana, se abraçando e dançando; conversas e brincadeiras no backstage do Mother Love Bone, banda da qual o Pearl Jam surgiu; e imagens dos integrantes no tribunal, detalhando a famosa batalha contra a Ticketmaster.

Os extras do DVD são o verdadeiro deleite para os fãs: é possível ver a casa de Eddie Vedder, Jeff Ament falar mais sobre a terra natal, e entender como a "mágica" funciona quando Mike McCready explica como compôs “Faithfull”, relembrando os acontecimentos do dia e a ligação para o guitarrista Stone Gossard para pedir ajuda com a música. Ausente do documentário, a participação do tecladista Boom Gaspar, que toca no Pearl Jam desde 2002, é recompensada nos extras.

As descobertas musicais proporcionadas por “Pearl Jam Twenty” são igualmente interessantes. O documentário traz a primeira versão de “Daughter”, ainda com nome e letras diferentes, performances do Mother Love Bone e demos do início da carreira. A trilha sonora, escolhida e comentada pelo diretor, consegue resumir a banda para os leigos e revelar preciosidades para os aficionados.

Diversas demos, como a que se transformou no b-side “Footsteps”, a versão crua de “Need To Know”, que mais tarde viraria “The Fixer”, e a de “Nothing As It Seems”, que também aparece ao vivo, são acompanhadas de detalhes e curiosidades. “[A música] foi originalmente escrita durante uma tempestade de neve logo após McCready enfrentar algumas nevascas em sua vida”, escreve Cameron Crowe sobre “Given To Fly”.
Sem deixar de conquistar os menos afeitos à banda, Cameron Crowe consegue mostrar em “Pearl Jam Twenty” como é ser um fã da maior banda sobrevivente do grunge.

Trailer de "Pearl Jam Twenty"

 

Fonte: UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ídolos do Rock se reúnem para homenagear ex-guitarrista do Pantera

Neil Peart viajou de moto pelo Brasil e se perdeu em Santa Catarina

Queen deve marcar mais três shows com Adam Lambert