15 Anos sem Renato Russo


A morte do ex-vocalista do Legião Urbana, Renato Russo, completou 15 anos nesta terça, 11. Um dos grandes representantes de sua geração, Renato Manfredini Júnior foi o maior expoente do rock brasília, gênero surgido no fim dos anos 70 com o Aborto Elétrico, sua primeira banda.

Nascido em 27 de março de 1960, Renato Russo mantém seu legado até os dias de hoje. Criou o Legião Urbana em 1982, junto aos amigos Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá. Os dois integrantes remanescentes da banda participaram do Rock in Rio, neste ano, em uma homenagem à Legião Urbana, ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira e com a participação especial dos músicos Pitty, Rogério Flausino, Dinho Ouro Preto e Herbert Vianna e Toni Platão.

Conhecido tanto por suas canções de protesto como pelas de amor, as músicas de Renato Russo inspiram até hoje a cultura pop. O filme Faroeste Caboclo, dirigido por René Sampaio, tem sua história baseada na canção, uma das mais conhecidas do Legião. A história de João de Santo Cristo deve chegar aos cinemas no segundo semestre de 2012. Além disso, um comercial feito por uma operadora de celulares recentemente despertou novamente a atenção acerca da música "Eduardo e Mônica"



Além de Faroeste Caboclo, uma cinebiografia do ex-vocalista do Legião deve chegar ano que vem aos cinemas. Somos Tão Jovens tem na direção Antônio Carlos Fontoura, que falou a respeito do poder atemporal da música do Legião. “A primeira vez que comprei um disco do Renato foi quando meu filho, então com 12 anos, me disse: 'pai, me dá um disco do Legião’. Eu falei: ‘Você conhece esses caras?’”, disse o diretor

Renato Russo morreu no dia 11 de outubro de 1996 em consequência de complicações causadas pela Aids, doença que contraiu em 1989.

Fonte: Rolling Stone

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ídolos do Rock se reúnem para homenagear ex-guitarrista do Pantera

Neil Peart viajou de moto pelo Brasil e se perdeu em Santa Catarina

Queen deve marcar mais três shows com Adam Lambert