Jimmy Page responde a processo por plágio de “Dazed and Confused”

Um dos maiores clássicos da carreira do Led Zeppelin é motivo de um processo de plágio contra o guitarrista Jimmy Page. O cantor norte-americano Jake Holmes entrou com um processo contra Page alegando que é o verdadeiro compositor de “Dazed and Confused”, faixa lançada no primeiro álbum do Led Zeppelin, em 1969.


O suposto verdadeiro compositor da música enviou documentos à justiça com registro de direito autoral de “Dazed and Confused” datado de 1967, portanto, anterior ao lançamento da versão do Zeppelin. A versão de “Dazed and Cunfused” de Jake Holmes foi lançada em 1967 em seu álbum de estréia, “The Above Ground Sound of Jake Holmes”.


Segundo a história que gira em torno do caso, Jake Holmes teria se apresentado em agosto de 1967 antes de um show do Yardbirds, banda integrada por Page antes do Zeppelin. O baterista do Yardbirds teria comprado o disco de Holmes e a própria banda teria feito uma versão de “Dazed and Confused” ao vivo.


Com o fim do Yardbirds e o nascimento do Led Zeppelin, Jimmy Page teria levado essa música para o repertório da nova banda e assumido sua autoria.
 
O curioso é Jake Holmes ter esperado 40 anos para reivindicar seus direitos sobre a canção. Segundo as atuais leis de direito autoral, o cantor só será ressarcido pelos últimos três anos, o que daria algo em torno de US$ 150 mil. Isso se ganhar o caso.


No YouTube é possível encontrar a versão de Jake Holmes, do Yardbirds e compará-las com o conhecido clássico do Led Zeppelin.





Comentários

  1. Meu, que que é essa Telecaster do Page no Yardbirds???? Coisa linda é pouco...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ídolos do Rock se reúnem para homenagear ex-guitarrista do Pantera

Neil Peart viajou de moto pelo Brasil e se perdeu em Santa Catarina

Cientistas dizem que We Are the Champions é a música que mais "gruda" na memória