Novo álbum do Smashing Pumpkins sairá de graça na rede

O Smashing Pumpkins pretende pôr na rede álbum, "para todos em qualquer lugar" baixarem de graça, anunciou em seu blog Billy Corgan, frontman da banda norte-americana.

Serão 44 faixas, liberadas em parcelas, de Teargarden by Kaleidyscope. A primeira deve chegar no final de outubro, "próximo ao Halloween", segundo Corgan.

O álbum começou a ser gravado recentemente - na terça, 15, para ser mais preciso. A banda trabalha, primeiramente, em quatro faixas. E a gratuidade do disco foi enfatizada em mais de uma ocasião. "De graça significará de graça, você não vai precisar assinar nada, dar um endereço de e-mail, ou pular por dentro de um arco."

Já no ano passado, o grupo comemorou a alforria em relação às grandes gravadoras. "Estamos livres", disse Corgan, que desde então comentava os planos de distribuir canções sem intermédio da indústria. "Saímos do purgatório. E estamos empolgados para levar todo mundo ao território aberto que são as novas mídias."

Mas nem tudo será entregue de mão beijada. A banda aderiu a estratégias cada vez mais usadas, que consistem em soltar o grosso do trabalho na rede, e oferecer a fãs mais fiéis (e/ou endinheirados) edições exclusivas. No caso, o Smashing Pumpkins terá 11 EPs limitados, com quatro músicas cada.

Corgan explica a dinâmica de forma didática: "Porque as próprias músicas serão gratuitas, os EPs se assemelharão mais a itens de colecionador para os fãs que queiram a arte, junto à qualidade sonora mais alta disponível".

Quando o álbum estiver completo, a banda ofertará uma edição deluxe - e que os compradores dos EPs separem mais dinheiro, caso estejam interessados, pois "a box não será uma junção das edições limitadas".

Corgan também prometeu uma volta "às raízes psicodélicas do Smashing Pumpkins: atmosférica, melódica, pesada e bonita".

Não é a primeira vez que a banda cede um álbum inteiro aos fãs. Em 2000, quando os meios para se trocar arquivo soariam pré-históricos em comparação aos de hoje (a primeira versão do Napster é de um ano antes), Machina II/ The Friends & Enemies of Modern Music foi liberado gratuitamente na rede. O álbum representou, ainda, uma quebra dos Pumpkins com a gravadora Virgin.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ídolos do Rock se reúnem para homenagear ex-guitarrista do Pantera

Neil Peart viajou de moto pelo Brasil e se perdeu em Santa Catarina

Queen deve marcar mais três shows com Adam Lambert